Roda América


Carlos, o apicultor comunista

Algumas vezes penso que o dia será como qualquer outro, com pedalada por todo o dia, culminando com a busca de um lugar tranqüilo pra descansar e seguir na manhã seguinte. Porém há pessoas, sempre elas, que transformam simples dias em intrínsecas memórias de viagem. Hoje conheci Carlos, o apicultor.

Carlos é responsável pelo centro meteorológico onde eu passei a noite. Com a já usual hospitalidade uruguaia, fui recebido com direito a comida, lugar pra um bom banho fresco e um cantinho pra armar minha barraquinha. Carlos me presenteou com muitas histórias sobre o povo Uruguaio e as causas pelas quais ele lutava.

Carlos, como ele mesmo diz, é “meteorologista por profissão, apicultor por robbie e comunista por paixão”. Me explicou como funcionam as abelhas e os políticos, as colméias e a sociedade uruguaia, com uma surpreendente simplicidade. Por todas suas pastas estavam adesivos comunistas, que segundo ele serviam para mostrar aos outros pelo que ele lutava. Segundo ele mesmo, “as abelhas cuidam juntas da colméia, cada qual com sua função mas em busca de um só objetivo, o que é perfeitamente comunista”. Escutei sobre as causas sobre as quais ele lutava com paixão curiosamente racional e intensa. Não concordo ou discordo com nada em lugar algum, o que faz de mim um ótimo ouvinte.

Carlos me presenteou com mel para que eu lembrasse de suas abelhas, e com conhecimento das lutas populares para que eu lembrasse do povo uruguaio. “O Uruguai é um dos poucos lugares cuja revolução chegará não por armas, mas por uma mudança gradual de mentalidade” . Segundo Carlos, estas palavras foram ditas por Che Guevara em Punta del Leste, o que faz um perfeito sentido na medida em que conheço na prática o que representa ser uruguaio.

Nunca cheguei a propor mudar o mundo sozinho, porém graças a pessoas como Carlos é que prego por todos os cantos que a revolução pessoal é perfeitamente possível, e depois quem sabe seremos capazes de uma mudança significativa na sociedade.

http://picasaweb.google.com/rodaamerica/Uruguai

 



Escrito por Ricardo Martins às 23h57
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
 
Meu perfil





BRASIL, Sudeste, RIO DE JANEIRO, Homem, de 20 a 25 anos, Spanish, English, Esportes, Viagens, Bicicleta
MSN - rmartinsb@hotmail.com



Doações

Amigos,
Para fazer doações, coloco abaixo os dados de minha conta.

Conta poupanca
Banco: Bradesco
Agência: 1791-4
Conta: 0028823-3
Nome completo: Ricardo Martins Batista
CPF: 09963135757

Histórico


Votação
Dê uma nota para
meu blog